Durante a 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás, realizada na terça-feira, 03 de setembro, a vereadora Téia apresentou a Indicação nº 16/2025, propondo ao Poder Executivo a realização de levantamento topográfico e a abertura de matrícula individualizada de uma área pública localizada entre as ruas 12, Avenida A e Rua Murici, no Distrito de São Jorge.
O objetivo da proposição é viabilizar a regularização fundiária do terreno, com vistas à implantação do Museu do Garimpo, um equipamento cultural voltado à preservação da memória histórica do ciclo do garimpo na região da Chapada dos Veadeiros.
A parlamentar destacou que a legalização da área é condição indispensável para dar segurança jurídica ao Município e garantir a destinação institucional adequada do espaço, permitindo avanços nos trâmites necessários à instalação do museu.
“Quando você não valoriza a memória de um povo ela cai em esquecimento e é de fundamental importância para a nossa comunidade, a nossa memória. Por isso este legado precisamos deixar para as futuras gerações”, ressaltou a vereadora.
Segundo Téia, o futuro museu terá um importante papel na educação patrimonial, no fortalecimento da identidade local e na ampliação da oferta de atrativos turísticos baseados na valorização do saber tradicional e das memórias da comunidade garimpeira.
A vereadora também alertou que a ausência de regularização da área pode facilitar ocupações irregulares, comprometendo o uso público e cultural pretendido.
O esperado museu terá um importante papel na educação patrimonial, no fortalecimento da identidade local e na ampliação da oferta de atrativos turísticos baseados na valorização do saber tradicional e das memórias da comunidade garimpeira.